Vida de Luxo

A Sua Porta de Entrada Para Uma Vida de Luxo
vinho do porto portugal

Tudo O Que Deve Saber Sobre Vinho do Porto

O vinho do Porto é um dos mais reputados vinhos fortificados a nível mundial. Embora seja regularmente ingerido no Inverno, o mesmo também pode ser tomado no verão. Para o familiarizar com esta bebida popular, vamos-lhe mostrar tudo o que deve saber sobre vinho do Porto.

O que é o vinho do Porto?

É um vinho natural mas fortificado proveniente da região do Douro. A sua designação está associada à cidade do Porto, que fica sensivelmente a 100 km da região demarcada do Douro e produtora do vinho.

O vinho é feito pela adição de aguardente vínica ou conhaque ao vinho antes de acabar o processo de fermentação, o que faz com que o mesmo termine mais cedo e, deste modo, mantenha muita da doçura natural da uva.

Como se obtém diferentes estilos de vinho do Porto?

Quando o vinho é fortificado, o mesmo é armazenado em barris de carvalho e os estilos obtidos depende do tempo de armazenamento. Assim sendo, para o porto vintage são necessários dois anos, contudo, para o tawny são necessários pelo menos sete anos, para se obter a cor e sabor característicos do vinho, bem como cerca de quatro a seis anos para se obter o aroma típico do vinho de Porto.

Qual é a diferença entre o vinho de Porto tinto e o branco?

A diferença reside essencialmente nas uvas utilizadas para a sua produção. Enquanto as uvas vermelhas vão para a produção de Porto tinto, as uva brancas vão para a produção de Porto branco.

O vinho de Porto é exclusivo de Portugal?

Pode-se considerar que sim. Embora haja produções de vinho fortificado semelhantes noutros locais, o verdadeiro vinho do Porto é derivado de aproximadamente trinta variedades de uva, que proliferam somente no clima, solo e terreno da região do Douro.

Qual é a temperatura a que se deve servir o Porto?

Na realidade, pode variar, pois depende do estilo do Porto. Enquanto um tinto convencional pode ser servido a 17c, um tawny deve ser servido a uns 10c e o Porto branco deve estar bem fresco. Independentemente da temperatura, o vinho deve ser sempre servido num copo de bom tamanho, para que os consumidores possam apreciar os aromas.

Pode-se beber com comida?

É uma possibilidade, pois o vinho de Porto é óptimo para acompanhar queijos fortes ou mesmo uma sobremesa.

Descubra mais sobre vinho do Porto em mais um vídeo do Vida de Luxo

Comentários

Comentários